terça-feira, 2 de junho de 2015

Encerramento - Edição 2015


Mesa de encerramento. Da esquerda para a direita, professores: Nilson Caldas (Contabilidade),
Luciano Santana (Coordenador curso de Administração), Paulo Joviniano (Coordenador pedagógico
 curso de Direito), Márcia Lyra (Coordenadora COOPPEX de Administração)
e Prof. Saulo Emanuel (Administração)



MENSAGEM  DE  ENCERRAMENTO
 Márcia Lyra / Coordenação Geral 

Começo por agradecer a todas e todos que estiveram aqui ontem e hoje. Penso que todos nós, movidos por interesse e curiosidade, percebemos como as dinâmicas dos conhecimentos e práticas da atuação dos profissionais são importantes de serem continuamente discutidas.

A conscientização sobre o nosso papel como profissionais trouxe uma mensagem clara: precisamos re-formular o pensamento das organizações e o nosso, como indivíduos, a entender que já está mais do que na hora de sairmos de discursos teóricos e do campo das intenções, para investirmos em ações praticas de forma solidária e sustentável uns com os outros.


Público presente ao encerramento


Orientados pelo pensamento ecológico e sobretudo solidário, as considerações do Prof. Fábio Silveira no primeiro dia do evento, na sua palestra sobre "Tributação Ambiental", e os projetos sociais e culturais da ONG Moradia e Cidadania apresentados pela sua gestora Selda Cabral, mostraram-se como instrumentos sinalizadores das mudanças de comportamentos, profissional e individual, das pessoas e das organizações

.
De igual forma, semelhantes orientações foram apresentadas através dos conhecimentos trazidos pelas palestras de Alana Moreira e Aécio Prado, no segundo dia do evento. Eles mostraram a necessidade de sermos mais conscientes sobre os processos de mudanças sociais do século 21.
Neste sentido, os domínios dos conhecimentos da área de Direito, das Ciências Contábeis e da Administração podem contribuir. As disciplinas convergentes ao pensamento sustentável possibilitam o reforço e ampliação de conteúdos que, sob abordagens holísticas, fortalecem os processos decisórios.


Além do domínio de conhecimentos formais também há uma forte arma de apoio aos processos de mudança de pensamento: o acesso à informação.


A informação está em todo o lugar ? Sim. É inter e transdisciplinar ? Sim. A informação nos transforma ? Sim. Ela é de natureza complexa ? Sim. Vai exigir de todos nós, maior segurança em nossa percepção em vê-la atuar sob diversas formas de manifestação ? Sim. Vai.


Esta necessidade informacional, portanto, requer sensibilidades e iniciativas à reflexão como a que fizemos nestes dois dias de encontro em nosso Seminário. Investir nesta sensibilidade pode suprir processos de capacitação mental capazes de adequados tratamentos à informação de forma a nos tornamos mais proativos.


É esta visão que deve ser básica para que o profissional possa crescer no mercado de trabalho com qualidade.

Portanto, os momentos que passamos juntos, nestes dois dias de evento, dedicados colaborativamente ao compartilhamento generoso de informações certamente nos trarão aprimoramentos em nossos processos de desenvolvimento intelectual. Esta é uma das motivações das atividades da Pesquisa e da Extensão de nossa Faculdade.


Aos participantes das mesas, mediadores e palestrantes, nossos agradecimentos especiais, pela dedicação e pela doação de tempo e de recursos em prol da difusão do conhecimento adquirido.


Agradecemos aos estudantes da Comissão de Organização que, com alegria e competência, realizaram com sucesso, mais uma edição do CONADI-SOPECE.


Agradecemos a todo o Corpo Docente e Discente da Faculdade e seus colaboradores e a equipe da instituição parceira, o Instituto Cultural Ladjane Bandeira.

Todos nós, membros da comunidade acadêmica da Faculdade, cumprimos nossa missão.


Parabéns a todos!